Ambiente adequado para gravação de Videoaulas

PS Videoaulas – Conhecimentos Sem Fronteiras!

Home Studio

Iniciei a postagem de videoaulas em novembro de 2013, após o incentivo dos meus filhos e da minha esposa. Em princípio foi uma ação despretensiosa, votada apenas para os meus alunos presenciais. Em janeiro de 2014, ao consultar os acessos aos vídeos postados em 2013, verifiquei que a quantidade de acessos era muito superior as minhas expectativas.

Diante da aceitação das primeiras videoaulas postadas, montei um Studio improvisado numa segunda sala do meu apartamento (ver Fig. 01), onde criei uma estrutura mínima para a gravação das aulas que consistia num fundo verde (chroma key) e cinco pontos de iluminação.

Fig. 01 - Home Studio - Primeiro Studio do Canal PS Videoaulas
Fig. 01 – Home Studio – Primeiro Studio do Canal PS Videoaulas

 Durante o primeiro semestre de 2014, postei várias aulas, desta feita, voltadas para os meus alunos presenciais e também aos virtuais. Gravar essas aulas foi um grande desafio, pois além de criar os temas tinha que elaborar os roteiros e efetuar as edições.

Com os acessos crescentes e estimulado pelas interações, sobretudo dos alunos virtuais, através de depoimentos elogiosos ao meu trabalho, fui seguindo em frente na produção de novas aulas. Visando a evolução da qualidade das videoaulas, comecei a investir na aquisição de equipamentos para filmagem de melhor qualidade. Inicialmente adquiri uma webcam HD da Logitec C920 (ver Fig. 02) e testei várias opções para a captura do áudio sem no entanto ficar plenamente satisfeito.

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 02 – Home Studio – PS Videoaulas – Webcam Logitec C920 HD

 No segundo semestre de 2014, adquiri um novo equipamento para a captura de imagens e som. O equipamento em questão foi uma GoPro Hero 3+ (ver Fig. 03). Acreditei que este equipamento seria suficiente para atender as minhas necessidades. No entanto, fiquei convencido que a solução de imagem e som são coisas a serem vistas de forma independente.

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 03 – Home Studio – PS Videoaulas – Câmera GoPro Hero 3++

Para o som decidi adquirir um microfone sem fio de lapela TSI MS115 (ver Fig. 04), para acoplá-lo à filmadora GoPro.  Para conectar o microfone na câmera é necessário adquirir um adaptador. Fiz vários testes e desta vez achei que a qualidade melhorou, mas ainda faltava algo que até então não tinha vislumbrado.

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 04 – Home Studio – PS Videoaulas – Microfone de lapela sem fio TSI MS115

Em meados do semestre de 2014, durante uma feira de trabalhos produzidos pelos nossos alunos do curso de Engenharia Civil do UNIPÊ, tive a grata surpresa de conhecer o aluno ÍCARO DINIZ, com habilidades de criação gráfica em 3D. De imediato, me veio a ideia de contratá-lo para elaborar uma nova identidade visual para o nosso canal (ver Fig. 05).

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 05 – Home Studio – PS Videoaulas – Nova identidade visual PS Videoaulas

O excelente trabalho realizado pelo aluno, me incentivou a adquirir novos equipamentos. No final de 2014, pesquisando na internet, decidi adquirir uma mesa de som e um microfone de melhor performance de captação para o áudio. Desta vez investi numa mesa de som USB da XENYX Q802 e num microfone condensador C-1, ambos da BEHRINGER (ver Fig. 06 e Fig. 06a).

Home Studio - PS Videoaulas
Fig 06 – Home Studio – PS Videoaulas – Mesa Behringer 802Q

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 06a – Home Studio – PS Videoaulas – Microfone C-1 da Behringer

O Studio, até então, funcionava de forma improvisada na segunda sala do meu apartamento e para gravar eu encontrava muitos problemas de ruídos provocados pelo meio externo, como também, pela rotina da minha família. Face ao exposto me veio a ideia de montar um Home Studio, para abrigar todos os equipamentos necessários à gravação das aulas.

Aproveitando o período de férias no início de 2015, após algumas pesquisas e algum planejamento, foi construído o nosso Home Studio. O local escolhido foi um cômodo do meu apartamento. Para não ocupar todo o espaço, e preservar a janela existente, foi instalada uma divisória com porta para delimitar a área destinada ao Studio (ver Fig. 07).

Home Studio - PS VIdeoaulas
Fig. 07 – PS Videoaulas – Instalação de divisória para delimitar a área do Home Studio

 

 A área do Studio é de aproximadamente 5,5 m². Visando critérios acústicos, bem como a passagem da fiação necessária para as ligações elétricas, foi criado um piso de MDF com 10 cm de altura. Foram instalados condutos, interligando todo o perímetro do ambiente (ver Fig. 08).

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 08 – PS Videoaulas – Instalação do piso de MDF e tubulações do Home Studio

 Além do piso de MDF, complementando o tratamento acústico, algumas paredes foram revestidas com espuma acústica do tipo sonex. O teto foi revestido com carpete. Parte do teto, é composto por um painel, que montei com 648 rolhas de cortiça de vinho. Para compor o fundo chroma key, foi instalado um laminado verde limão. Para iluminar o fundo verde, foi instalada uma luminária fluorescente dupla e para o usuário três pontos independentes de iluminação.

O ambiente é climatizado por um aparelho de ar condicionado do tipo Split Midea Hi-Wall 7.500 BTUs (ver Fig. 09). A escolha do modelo é essencial para o Studio, pois o nível de ruído emitido por ele deverá ser o mínimo possível.

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 09 – Home Studio – PS Videoaulas – Ar condicionado do tipo Split Midea Hi-Wall 7.500 BTUs

 Para finalizar, foram instalados uma prateleira e um nicho para acomodar os equipamentos e acessórios. Como toque final decorativo, fiz um quadro com objetos e aproveitei o espaço não utilizado nas paredes para guardar meus violões (ver Figs. 10 e 11).

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 10 – PS Videoaulas – Home Studio finalizado (visão frontal)

Home Studio - PS Videoaulas
Fig. 11 – PS Videoaulas – Home Studio finalizado (visão do painel de fundo)

[ Topo da Página ] [ Início ]